O design ecológico em seu sistema energético é o resultado do conceito central sob o qual foi concebido o hotel Casa Atacama: sua complementação com o vilarejo de San Pedro e seu ambiente cultural. A partir do design, pensou-se na quantidade de água que poderia ser consumida, na conservação da energia elétrica, na água sanitária e na água aquecida através do sistema de energia solar, além da utilização consciente da linha de amenities que é oferecida em vidros para a sua constante reutilização, evitando assim o consumo de milhares de garrafinhas de plástico por mês
Por outro lado, as lâmpadas para iluminação existentes nos quartos e no hotel são de baixo consumo e estão conectadas ao sistema de paineis solares, como acontece também com o sistema de aquecimento.
Jorge Sánchez, arquiteto do hotel Casa Atacama, afirma que o design é sustentável porque, primeiro, no centro da casa existe o que ele denomina “leito seco“, formado por vigas recicladas que fazem as vezes dos troncos arrastados pelos rios, contribuindo para um melhor aproveitamento da energia. Acrescenta-se a isto outros detalhes fundamentais, como o tipo de materiais utilizados na construção e a localização de cada uma das salas, que permitem manter uma agradável temperatura no hotel o ano todo.
Deste modo, Casa Atacama é o primeiro hotel sustentável do norte do Chile, que promove o turismo ecologicamente responsável, o cuidado dos recursos naturais e a reciclagem e o bom uso energético entre os seus hóspedes.