Blog

Home

Blog

Vai esquiar pela primeira vez? Veja 3 dicas da Columbia Brasil de como se preparar

Vai esquiar pela primeira vez? Veja 3 dicas da Columbia Brasil de como se preparar

por Snowtime Ski Travel , ,

Confira as dicas da Columbia Brasil, líder no segmento de produtos para atividades ao ar livre, para a sua primeira vez nas pistas de ski!


Os esportes de inverno são uma grande paixão dos países onde a neve é abundante, mas o brasileiro tem pouco contato com essa realidade. No Canadá e no norte da Europa, a patinação, o hóquei no gelo e o esqui são alguns dos esportes mais praticados — o inverno é um período de muita atividade física!

No entanto, com pouca ou muita experiência, todas as pessoas podem se divertir com as aventuras na neve. E esquiar pela primeira vez é uma experiência inesquecível!

Quem está planejando uma viagem para as montanhas geladas e quer experimentar o esqui precisa de mais do que vontade para isso. As roupas e os acessórios devem ser escolhidos com sabedoria, e o preparo físico é fundamental — ninguém quer descobrir que não dá conta no meio da pista!

Como praticamente não há neve no Brasil, quase todo mundo fica perdido na hora dos preparativos. É por isso que fizemos este post, com dicas para explorar essas paisagens fantásticas. Veja!

 

1. TENHA ROUPAS ADEQUADAS PARA O FRIO

A neve realmente é linda, mas também é úmida e gelada. É crucial se manter aquecido e seco para que seu dia de aventura nas montanhas não se transforme em hipotermia!

O maior cuidado deve estar direcionado ao tronco, para o qual se recomenda o sistema de camadas. Ele consiste no uso de uma camada interna, que ajuda a manter o corpo seco de suor; uma camada intermediária, que funciona como isolante térmico; e uma camada externa, com efeito corta-vento e impermeabilizante.

Também não se deve descuidar das extremidades. Luvas e gorro são essenciais. Mesmo que o dia não esteja extremamente frio, o deslocamento em velocidade que o esqui proporciona rouba o calor de partes desprotegidas.

Assim como as outras vestimentas, os calçados devem ser impermeáveis — eles não serão usados para esquiar, mas farão parte do deslocamento na base. Óculos de sol (ou de esqui) são essenciais para evitar a cegueira da neve, uma doença relacionada ao rebatimento dos raios UV nessa superfície.

 

2. ALUGUE EQUIPAMENTOS

Para quem vai esquiar pela primeira vez, não faz sentido comprar os equipamentos do esporte. Eles são caros, volumosos e pesados. O excesso de bagagem (fora do padrão de tamanho, inclusive) também precisa ser levado em conta.

Assim, para quem não é um profissional e não mora próximo a um local onde é possível esquiar, o ideal é procurar a loja de equipamentos alugados — toda estação de esqui tem, pelo menos, uma. Peça ajuda para os funcionários da loja, pois eles saberão os modelos mais adequados para o seu peso, tamanho e nível de experiência.

 

3. FAÇA AULAS DE SKI

Jogar-se em uma pista de esqui sem saber nada desse esporte é como pular no rio sem saber nadar. As pessoas à sua volta podem estar agindo com muita naturalidade, mas, provavelmente, elas já têm muitos anos de prática.

Para desfrutar plenamente do seu tempo esquiando, faça aulas para iniciantes e veja sua habilidade crescer rapidamente.

Viagens para estações no exterior são raras, porque exigem muito planejamento e investimento. É claro que a emoção da aventura vale muito a pena, mas, para aproveitar melhor esse momento, uma boa pedida é já ir com alguma experiência.

Snowland é um parque de neve de verdade aqui no Brasil, em Gramado. Nele, você pode criar familiaridade com o esporte e se divertir muito por um valor muito mais em conta. Procure também fazer treinos de resistência antes de chegar ao local de prática. Por mais que seja montanha abaixo, esqui é um esporte que exige força das pernas e resistência aeróbica — e isso não combina com sedentarismo.

Já se sente preparado para esquiar pela primeira vez? Agora é só entrar em contato com a Snowtime e se preparar para sua aventura gelada!

 


Aproveite o Desconto Exclusivo para clientes Snowtime na loja online da Columbia Brasil!