É na Chapada Diamantina, situada no centro da Bahia, que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais cercadas de vegetação exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana.
MELHOR ÉPOCA
Se as chuvas de verão não forem um empecilho, viaje entre novembro e abril, a melhor época para aproveitar as cachoeiras. De maio a outubro chove pouco, mas há pouca água nas cachoeiras. Em junho ocorrem as festas de São João e em agosto ocorre o Festival de Inverno de Lençóis.
Participar da caminhada de 2h até a parte alta da Cachoeira da Fumaça, conhecida mundialmente por sua queda de 422 m de altura.
A EXPERIÊNCIA
Em cinco dias conheça algumas das mais estonteantes belezas da Chapada Diamantina e se apaixone. Em um barco a remo desça o Rio Santo Antônio, atravessando o Marimbus, o Pantanal da Chapada. Relaxe nos caldeirões de hidromassagem do Rio Roncador. Maravilhe-se com a Cachoeira da Fumaça. Caminhe dentro de uma gruta cheia de estalactites, estalagmites e outros espeleotemas. Tudo isso e mais.
CONFIRA O ROTEIRO ➞